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Apresentação do Claim

No caso de carga faltante, danificada ou perdida devido a demora ou atraso, o embarcador ou consignatário da guia aérea, deverá apresentar um claim (carta protesto) por escrito para a companhia aérea. Este claim pode ser enviado por fax, correio ou apresentado pessoalmente.

Existem dois tipos de Claim:

1. Claim Preliminar:

Mediante o Claim Preliminar, o embarcador ou consignatário da carga informará ao escritório (base) da empresa transportadora acerca dos problemas referentes à expedição ou embarque da guia aérea (AWB). Esta base encaminhará o Claim ao Departamento de Claims correspondente e o mesmo será considerado como uma "notificação preliminar" (protesto aeronáutico), a qual será analisada e arquivada.

O Departamento de Claims tomará conhecimento do problema, mas não iniciará ação alguma e não entregará nenhuma resposta ao cliente até que o claim preliminar seja formalizado mediante um "Claim Formal", devido a possibilidade de se tratar de uma situação momentânea ou que possa resolvida de imediato, sem maiores consequências.

Logo após ser apresentado o Claim Preliminar, o cliente, se assim achar necessário, poderá solicitar um "Claim Formal", dada às circunstancias.

2. Claim Formal:

Uma vez recebido o "Claim Formal", o Departamento de Claims iniciará o processo de análise do caso apresentado. O Departamento de Claims solicitará o encaminhamento de documentos, caso seja necessário, do contrário enviará uma comunicação de recebimento no prazo de até 05 dias, contados do recebimento do claim.

Antecedentes:

O Claim Formal deve conter o seguinte:
* Caso a mercadoria seja liquidada no mercado a custos mais baixos devido a danos ocasionados a carga.

Prazos de Apresentação e de Resposta

O tempo que deve decorrer entre a reclamação e a apresentação formal do claim para que o Departamento de Claim proceda com sua tramitação varia de acordo com a causa do claim. Isto quer dizer que os claims estão sujeitos a prazos para apresentação.

As reclamações deverão ser apresentadas dentro dos prazos indicados a seguir:

Nos casos de danos visíveis na carga, imediatamente após sua verificação, dentro de 14 dias corridos, contados a partir do recebimento da carga.

Nos casos de outros danos, dentro de 14 dias corridos, contados a partir do momento do recebimento da carga.

Nos casos de atraso, dentro de 21 dias corridos, a partir da data em que a carga foi colocada à disposição da pessoa com direito de recebê-la.

Nos casos de não entrega, dentro de 120 dias corridos, contados a partir da data da emissão da guia aérea e, caso não tenha sido emitida guia aérea, a partir da data em que a carga foi recebida para o transporte por parte da transportadora aérea.

Por outro lado, a TAM CARGO se compromete a dar resposta a suas solicitações segundo os seguintes Prazos de Resposta, os quais dependem do tipo de carga reclamada e o valor total reclamado:

Considerações Gerais:

A responsabilidade da transportadora aérea está limitada nos termos estabelecidos pela Convenção de Varsóvia, especialmente a de Montreal (quando aplicável) e pelo Contrato de Transporte celebrado com a transportadora.

De acordo com esses tratados que regulam o transporte de carga aérea, a transportadora não será responsável por danos devidos a:
Caso necessite de maiores informações, pedimos que entre em contato com o escritório comercial mais próximo.

Prazos de Resposta (consideram-se dias úteis)

Ao considerar estes prazos de resposta, é importante levar em consideração os seguintes aspectos:

Carga Perecível Faltante - Valor inferior a USD10.000

Recebimento Claim Confirmação de recebimento ou solicitação de documentos faltantes Investigação e envio da resposta do Claim ACEITAÇÃO DA RESPOSTA DO CLIENTE COM SUA RESPECTIVA ASSINATURA Pagamento do valor estabelecido na resposta do Claim
0 dias 5 dias do recebimento do claim 20 dias da recepção dos documentos solicitados 0 dias 10 dias depois da aceitação do cliente

Carga Seca Faltante - Valor inferior a USD10.000

Recebimento Claim Confirmação de recebimento ou solicitação de documentos faltantes Investigação e envio da carta de resposta do Claim ACEITAÇÃO DA RESPOSTA DO CLIENTE Pagamento do valor estabelecido na resposta do Claim
0 dias 5 dias do recebimento do claim 30 dias da recepção dos documentos solicitados 0 dias 10 dias depois da aceitação do cliente

Outras Causas (Danos / Perdas) – Valor inferior a USD10.000

Recebimento Claim Confirmação de recebimento ou solicitação de documentos faltantes Carta de Oferecimento ou Recusa do Claim ACEITAÇÃO DA RESPOSTA DO CLIENTE Pagamento do valor estabelecido na resposta do Claim
0 dias 5 dias do recebimento do claim 25 dias da recepção dos documentos solicitados 0 dias 10 dias depois da aceitação do cliente

Faltante Carga Perecível – Valor superior a USD10.000

Recebimento Claim Confirmação de recebimento ou solicitação de documentos faltantes Carta de Oferecimento ou Recusa do Claim ACEITAÇÃO DA RESPOSTA DO CLIENTE Pagamento do valor estabelecido na resposta do Claim
0 dias 5 dias do recebimento do claim 25 dias da recepção dos documentos solicitados 0 dias 10 dias depois da aceitação do cliente

Faltante Carga Seca – Valor superior a USD10.000

Recebimento Claim Confirmação de recebimento ou solicitação de documentos faltantes Carta de Oferecimento ou Recusa do Claim ACEITAÇÃO DA RESPOSTA DO CLIENTE Pagamento do valor estabelecido na resposta do Claim
0 dias 5 dias do recebimento do claim 30 dias da recepção dos documentos solicitados 0 dias 10 dias depois da aceitação do cliente

Outras Causas (Danos / Perdas) superior a USD10.000

Recebimento Claim Confirmação de recebimento ou solicitação de documentos faltantes Carta de Oferecimento ou Recusa do Claim ACEITAÇÃO DA RESPOSTA DO CLIENTE Pagamento do valor dado na resposta do Claim
0 dias 5 dias do recebimento do claim 30 dias da recepção dos documentos solicitados 0 dias 10 dias depois da aceitação do cliente

Informação de Contato
Para maiores informações, entrar em contato com o Departamento de Claims correspondente a sua área: